domingo, 19 de outubro de 2008

10.000 anos depois entre Vénus e Marte



Depois de um periodo de ausencia, retomo os posts no Chronicas com uma sugestão.
Muitos não conhecem esta joia da Musica Rock Portuguesa editada no ano de 1978.
Uma fonte de inspiração, e algo que se encaixa perfeitamente no conceito deste Blog.
Falo-vos da obra prima de José Cid, o Album «10.000 anos depois entre Vénus e Marte»
Este álbum de rock sinfonico progressivo, inspirado em artistas como os Rush e os Pink Floyd ( aliás não fica a dever nada a estes dois ) foi considerado pela prestigiada revista musical Americana BILBOARD, « um dos 100 albuns de rock progressivo mais influentes de todos os tempos ».
Espantados?
Pois é..mas o nosso Cid tem destas coisas, é pena que muita gente não reconheça o contributo que este compositor teve para o desenvolvimento da musica em Portugal.
Infelizmente este trabalho foi « queimado » pela imprensa Portuguesa á nascença, por pessoas que eram demasiado «quadradas» para perceber um projecto desta dimensão.
E Cid para continuar no mundo da musica foi « obrigado » pelo sistema vigente a virar-se para o pop brejeiro ( algo que o transtornou imenso ).
Devido a isso, anos mais tarde retirou-se da cena musical e dos programas da tv,por opção própia actuando apenas em concertos por convite ou certas ocasiões.

Este álbum conceptual retrata o fim da vida no Planeta Terra num futuro próximo, depois da humanidade ter destruído todos os recursos através de guerras nucleares.
Um homem e uma mulher escapam numa astro nave com sistema de hibernação, e depois de passarem o sistema solar, encontram um planeta habitável « Melotron » ( curiosamente o nome do teclado com que é produzido grande parte do trabalho )
Depois de 10.000 anos uma nova humanidade regressa á Terra ( dai o nome do álbum ) para encontrar um planeta renovado, e de novo com condições habitáveis.

Ficamos com um sentimento de nostalgia e esperança, ao pensarmos que algo como isto pode já ter acontecido, e irá certamente acontecer de novo um dia.
Pois a nossa origem é sem duvida das estrelas e para as estrelas voltaremos..



Alinhamento:

1 - O ultimo dia na Terra
2 - O Caos
3 - Fuga para o Espaço
4 - Mellotron, o Planeta fantástico
5 - 10.000 anos depois
6 - A partir do zero
7 - Memos
8 - Vida


- José Cid: piano, sintetizadores, string ensemble, Mellotron, voz;
- Ramon Galarza: bateria, percussão;
- Zé Nabo: baixo, guitarra eléctrica, guitarra de 12 cordas, guitarra acústica;
- Mike Sergeant: guitarra eléctricas, guitarra de 12 cordas


Artigo na Wikipédia - clickar no cabeçalho